ATIVIDADES
Recursos de baixa tecnologia a
favor do desenvolvimento de pessoa com autismo
Bosa (2002, p. 37)
descreve seu ponto de vista da compreensão do autismo.
[...] o autismo é uma
síndrome intrigante porque desafia nosso conhecimento sobre a natureza humana.
Compreender o autismo é abrir caminhos para o entendimento de nosso próprio
desenvolvimento. Estudar autismo é ter nas mãos um “laboratório natural” de
onde se vislumbra o impacto da privação das relações recíprocas desde cedo na
vida. Conviver com o autismo é abdicar de uma só forma de ver o mundo [...]. É
pensar de formas múltiplas e alternativas sem, contudo, perder o compromisso
com a ciência (e a consciência!) [...]. É percorrer caminhos nem sempre
equipados com um mapa nas mãos, é falar e ouvir outra linguagem, é criar
oportunidades de troca e espaço para nossos saberes e ignorância.
Gadia et al. conceituam o
autismo como
Um distúrbio complexo que afeta o desenvolvimento social e
cognitivo e, como tal, nos oferece uma oportunidade para entender e delimitar
os sistemas neuronais determinantes para a interação social e comunicação. O
espectro de apresentações e de manifestações clínicas sugere uma
heterogeneidade neurobiológica. A delimitação de subgrupos específicos de
indivíduos dentro do espectro autista é essencial na busca de uma melhor
compreensão de suas bases neurobiológicas. A cooperação entre neurologistas,
psiquiatras, neurocientistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas
ocupacionais e educadores é crucial não somente para impulsionar o entendimento
dos TEA e permitir um manejo mais adequado desses indivíduos durante toda a sua
vida, mas também para permitir uma visão mais clara do ser social como um todo
(2004, p. s91).
Encaixe sólidos
São exemplos
de materiais podendo ser usados como atividades pedagógicas que podem ser
chamado de materiais de construção do conhecimento que adquire uma grande
construção nos indivíduos com autismo e atender toda a uma faixa etária em vário
contexto: social, família, escola e laboratório.
É um exemplo
de materiais montessoriano de encaixe geométrico, que são articulado em ordem,
tamanho, espessura, peso com tamanhos diferentes que ao encaixados de acordo
com sua forma, as crianças com autismo ou mesmo qualquer criança mesmo que não
percebe as concepções cientificas das peças desenvolve a concentração e
coordenação motora, intenção apresentado conceito de forma, tamanho e
interesse. Além de estimularem o desenvolvimento motor e cognitivo, esse material
possui a capacidade de manter o aprendente sob concentração, não permitindo a
dispersão que comumente ocorre quando ele é simplesmente ouvinte. (LAGOA,
1981).
Na sala de
AEE o professor usara com o objetivo de estimular e explorar o sensorial, pois
nos materiais pedagógicos com função de exercer um efeito de interação e
comportamento como também a cognição pois aos poucos o aluno pode encaixá-los
obedecendo a espessura a semelhança e as diferenças visuais e tátil como também
desenvolve a coordenação motora pois o período sensório-motor é denominado por PIAGET (1928) como
sendo o período mais primitivo do desenvolvimento cognitivo, porque as
primeiras manifestações de inteligência do bebê aparecem em suas percepções
sensoriais e em suas atividades motoras.
Valnêde,, os recursos que você pesquisou são muito interessante e também podem contribuir bastante na prática em sala de aula. Pois segundo estudiosos, para que se faça escolha de um sistema de Comunicação Alternativa deve se ter como base atender às necessidades do utilizador, verificando-se inicialmente se essa forma comunicativa deve ser com ou sem ajuda. Pode-se optar por um só sistema ou pela utilização mista. Nesse caso, deve ser escolhido um sistema base (Johnson et al., 1998). Em contrapartida Bez (2014) considera que a escolha de um sistema de comunicação alternativa para sujeitos com déficits de comunicação e cognição, deve ir além das necessidades do usuário, levando-se em conta também os diversos contextos sociais e os sujeitos em interação com outras pessoas. Segundo Tetzchner e Martinsen (2000) os sistemas de Comunicação Alternativa são compostos de sistemas de signos, gestuais, tangíveis e gráficos, ou pela sua composição. .
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