Atendimento Educacional Especializada em Construção para o Aluno com Surdez.
Sabe-se que a nova política de educação no Brasil vem
tecendo fios direcionais que possibilitam superar uma visão centrada de homem,
sociedade, cultura e linguagem de forma fragmentária, certamente, não só neste
momento histórico como um modismo, mas que se consolidará numa perspectiva de
inclusão de todos, com especial destaque para as pessoas com deficiência.
O trabalho pedagógico com os
alunos com surdez nas escolas comuns deve ser desenvolvido em um ambiente
bilíngüe, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua
Portuguesa. Ainda segundo Damazio e Ferreira (2010, p. 48) é necessário
discutir que mais do que uma língua, as pessoas com surdez precisam de
ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento e exercitem a
capacidade perceptivo-cognitiva.
Diante do exposto, legitimamos a abordagem bilingüe e
aplicamos a obrigatoriedade dos dispositivos legais do Decreto 5.626 de 5 de
dezembro de 2005, que determina o direito de uma educação que garanta a
formação da pessoa com surdez, em que a Língua Brasileira de Sinais e a Língua
Portuguesa, preferencialmente na sua modalidade escrita, constituam línguas de
instrução, e que o acesso às duas línguas
ocorra de forma simultânea no ambiente escolar, colaborando para o
desenvolvimento de todo o processo educativo.
O AEE PS, na perspectiva inclusiva, estabelece como ponto
de partida a compreensão e o reconhecimento do potencial e das capacidades
desse ser humano, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem. As
diferenças desses alunos serão respeitadas, considerando a obrigatoriedade dos
dispositivos legais, que determinam o direito de uma educação bilíngüe, em que
Libras e Língua Portuguesa escrita constituam línguas de instrução no
desenvolvimento de todo o processo educativo.
O
planejamento do Atendimento Educacional Especializado é elaborado e
desenvolvido conjuntamente pelos professores que ministram aulas em Libras,
professor de classe comum e professor de Língua Portuguesa para pessoas com
surdez.
No planejamento para as aulas em Libras, há que se fazer
o estudo dos termos científicos do conteúdo a ser estudado, nessa língua.
Os alunos com surdez são observados por todos os
profissionais que direta ou indiretamente trabalham com eles. Focaliza-se a
observação nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem (oral,
escrita, visoespacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses,
habilidades e talentos.
A organização didática desse espaço de ensino implica o
uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências que possam
colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de
aula comum.
O planejamento do Atendimento Educacional Especializado
em Libras é feito pelo professor especializado, juntamente com os professores
de turma comum e os professores de Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste
trabalho é semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum.
Nesta perspectiva, a sala de recursos para o Atendimento
Educacional Especializado em Língua Portuguesa deverá ser organizada didaticamente,
respeitando os seguintes princípios:
• Riqueza de materiais e recursos visuais (imagéticos)
para possibilitar a abstração dos significados de elementos mórficos da Língua
Portuguesa.
• Amplo acervo textual em Língua Portuguesa, capaz de
oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos, para que os mesmos possam ter
oportunidade de interação com os mais variados tipos de situação de enunciação.
• Dinamismo e
criatividade na elaboração de exercícios, os quais devem ser trabalhados em
contextos de usos diferentes.
Em resumo, podemos afirmar que:
• O Atendimento Educacional Especializado para
aprendizagem da Língua Portuguesa exige que o profissional conheça muito bem a
organização e a estrutura dessa Língua, bem como, metodologias de ensino de segunda
língua.
• O uso de recursos visuais é fundamental para a
compreensão da Língua Portuguesa, seguidos de uma exploração contextual do
conteúdo em estudo;
• O atendimento diário em Língua Portuguesa, garante a
aprendizagem dessa língua pelos alunos.
• Para a aquisição da Língua Portuguesa, é preciso que o
professor estimule, permanentemente, o aluno, provocando o a enfrentar
desafios.
• O atendimento em Língua Portuguesa é de extrema
importância para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com surdez na sala
comum.
• A avaliação do desenvolvimento da Língua Portuguesa
deve ocorrer continuamente para assegurar que se conheçam os avanços do aluno
com surdez e para que se possa redefinir o planejamento, se for necessário.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de
pessoas com surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista
Inclusão: Brasília: MEC, V.5 2010. p. 46-57
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