domingo, 8 de setembro de 2013

O que é a comunicação alternativa?


Pasta de Comunicação 


A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".
Uma pasta do tipo arquivo, contendo várias páginas de sacos plásticos transparentes . Cada página representa uma prancha de comunicação temática e na imagem visualiza-se a prancha com o tema. Vários tipos de pastas podem ser utilizados como recurso para a comunicação alternativa, tais como: cardápio, fichários, de vários tamanhos e álbuns de fotografias. Esses podem ser adaptados às características físicas e motoras do aluno. As pastas devem ser adaptadas com viradores que possibilitem melhor desempenho motor e diminuam o tempo de seleção dos estímulos para comunicação.Seria importante que cada página traga um virador na cor das categorias semânticas selecionadas.
As pranchas de comunicação são recursos bem simples de serem confeccionados onde podemos criar vários temas e atividades educacionais para garantir a acessibilidade e a participação do aluno. O professor pode usar da sua criatividade que vai dar um ótimo sentido para o usuário podendo usar muitos daqueles que fazem parte do dia-a-dia escolar ou familiar.



REFERÊNCIAS 



DELIBERATO, D.; MANZINI, E.J. Comunicação alternativa e aumentativa: delineamento inicial para implementação do Picture Communication System (PCS). Boletim do Coe, Marília, v.2, p. 29-39-1997.

VON TETZCHENER, S.V.; JESEN, M.H. Augmentative and alternative communication: European perspectives. London: Whurr Publishers Ltd, 1997

MEYER-JOHNSON, R. Guia de símbolos de comunicação pictórica. Porto Alegre: Clik, 1998. 64p. il.

SILVEIRA,S.H.S O vampiro Dagoberto. São Paulo: Editora Brasileitura. 2003. (Coleção amiguinhos assustadores).

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