Pasta de Comunicação
A área da
tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades
de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA).
A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita
funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade
de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem
auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir
de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões
faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar
desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim,
não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou
apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação
necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o
repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são
organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação,
pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o
próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma
ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada
pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em
consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e
Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative
Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação
Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias
"Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação
Suplementar e Alternativa - CSA".
Uma pasta
do tipo arquivo, contendo várias páginas de sacos plásticos transparentes .
Cada página representa uma prancha de comunicação temática e na imagem
visualiza-se a prancha com o tema. Vários tipos de pastas podem ser utilizados
como recurso para a comunicação alternativa, tais como: cardápio, fichários, de vários tamanhos e álbuns de fotografias. Esses
podem ser adaptados às características físicas e motoras do aluno. As pastas
devem ser adaptadas com viradores que possibilitem melhor desempenho motor e
diminuam o tempo de seleção dos estímulos para comunicação.Seria importante que
cada página traga um virador na cor das categorias semânticas selecionadas.
As pranchas de
comunicação são recursos bem simples de serem confeccionados onde
podemos criar vários temas e atividades educacionais para garantir a
acessibilidade e a participação do aluno. O professor pode usar da sua
criatividade que vai dar um ótimo sentido para o usuário podendo usar muitos
daqueles que fazem parte do dia-a-dia escolar ou familiar.
REFERÊNCIAS
DELIBERATO,
D.; MANZINI, E.J. Comunicação alternativa e aumentativa: delineamento inicial para
implementação do Picture Communication System (PCS). Boletim do Coe, Marília,
v.2, p. 29-39-1997.
VON
TETZCHENER, S.V.; JESEN, M.H. Augmentative and alternative communication: European
perspectives. London: Whurr Publishers Ltd, 1997
MEYER-JOHNSON, R. Guia
de símbolos de comunicação pictórica. Porto Alegre: Clik, 1998. 64p. il.
SILVEIRA,S.H.S O
vampiro Dagoberto. São Paulo: Editora Brasileitura. 2003. (Coleção amiguinhos
assustadores).
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